Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços através da personalização do seu acesso ao nosso site e da análise anónima dos seus hábitos de navegação.

Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso.

Para obter mais informações, clique AQUI

Sabe qual é a diferença entre um arejador calibrado e um convencional?

Todos os arejadores funcionam da mesma forma. São dispositivos que misturam ar e água por efeito da pressão, produzindo um jato de água generoso, muito leve ao toque e sem salpicos. Parecer haver muito mais água do que a que realmente há e o utilizador não tem a sensação de receber mais caudal.


No mercado existem vários tipos de arejadores ou válvulas e, na TRES Grifería, estão classificados da seguinte forma: 

  • Os arejadores convencionais são sistemas muito simples que restringem o volume de caudal com o objetivo de a água fornecida pela companhia não exceder as normas aplicáveis às torneiras, oferecendo água mais do que suficiente, dependendo da pressão da rede. Neste sentido, os fabricantes ajustam os arejadores a nível técnico, em função da sua retenção. A nomenclatura é A, B e C, sendo o A o mais restritivo.
  • Por outro lado, os arejadores calibrados ou limitadores de caudal constante dispõem de tecnologias que reduzem o consumo de água em até 60% relativamente aos filtros convencionais, independentemente da pressão da instalação. Isto é, limitam o caudal sempre a 5, 6 ou 8 litros por minuto, com variações que se situam nos ±10 %, dependendo do modelo.

A instalação de arejadores calibrados de água nas torneiras de lavatório, bidés e cozinha reduz o consumo, mas não o conforto do serviço oferecido. Ou seja, as torneiras tornam-se mais ecológicas.


Por último, falta falar sobre os sistemas quebra-águas. São filtros que apenas evitam jatos de água irregulares que originam salpicos. A sua missão é simplesmente canalizar de forma ordenada a saída da água das torneiras.

A instalação de todos estes acessórios não requer qualquer tipo de obra. As torneiras têm uma rosca universal e, com uma simples operação de montagem e desmontagem, é possível substituir os filtros em segundos. Existem diferentes tipos de roscas (internas ou externas) e com diferentes caudais, além de versões normais e antifurto para os espaços públicos.

Em resumo, a TRES oferece opções simples e económicas para poupar.

INFORMAÇÃO RELACIONADA
PRECISA DE MAIS AJUDA?
Preencha o formulário de assistência técnica para que a equipa da TRÊS possa solucionar as ocorrências relacionadas com os seus produtos.