“Os designs da Tres encaixam perfeitamente nos nossos clientes e no que procuramos” – María Martinez e Jordi Vaño, Clau Arquitectura e Interiorismo

 “Os designs da Tres encaixam perfeitamente nos nossos clientes e no que procuramos” – María Martinez e Jordi Vaño, Clau Arquitectura e Interiorismo

María Martinez Cerdá (Arquiteta) e Jordi Vañó Tormo (Arquiteto Técnico) formam em conjunto a Clau Arquitectura e Interiorismo. Trabalham no seu estúdio de forma próxima e personalizada, adaptando os seus conhecimentos e ferramentas às necessidades individuais de cada cliente. Cada projeto representa para ambos um novo desafio, sempre diferentes entre si e escolhendo as combinações de design e acabamentos que melhor se enquadrem.

Na Clau consideram-se criativos e técnicos em partes iguais para que o que é concebido possa ser executado tal como foi idealizado nos seus projetos, além de empáticos e detalhados, o que significa que tentam satisfazer as necessidades de cada cliente no que possivelmente será o projeto de uma vida.

Desde 2014 que se especializaram na construção de casas unifamiliares e reformas de interiores tanto em moradias como em locais comerciais (Retail). Como os próprios explicam, assumiram que o padrão na sua empresa seriam os projetos chave na mão, possibilitando aos seus clientes esquecer a parte incómoda de ter obras em casa concentrando-se apenas em desfrutar de todo o processo criativo, preocupando-se exclusivamente com a parte estética e agradável dos acabamentos.

Um dos muitos projetos realizados pela Clau Arquitectura é a Casa Socarrat, onde utilizaram as nossas torneiras nos espaços das casas de banho.

 

Poderiam contar-nos um pouco sobre o vosso projeto da Casa Socarrat? Qual era o vosso objetivo antes de começarem a reforma integral?

A Casa Socarrat é um projeto muito especial que nos chegou pela mão de um casal jovem que comprou esta moradia para construir o seu primeiro lar. Uma casa com mais de 300 anos em pleno casco histórico do município de Monóvar (Alicante) e cujos beirados estão culturalmente protegidos devido às gravuras neles existentes.

Uma das preocupações foi manter a essência das construções tradicionais, reabilitando o telhado cerâmico e a madeira da fachada, como na porta de entrada, deixando mesmo as vigas de madeira à mostra no interior (previamente recuperadas).

Apesar disso, a intenção era dotar o interior com materiais dos mais modernos, linhas mais retas e cores mais claras que oferecessem à casa uma maior sensação de amplitude e com mais luz com a ajuda de paredes brancas e de carpintarias metálicas com muito vidro. Este era o estilo que procuravam os nossos clientes e com o qual se identificam. E é assim que convivem diferentes elementos e estilos arquitetónicos, resultando numa habitação extremamente acolhedora.

Vemos que neste projeto predominam os tons neutros e a madeira. Como conseguiram combinar os diferentes tons e materiais para criarem este equilíbrio estético?

Continuando na mesma linha, o objetivo era criar um ambiente de conforto com tons de madeira e alguns materiais cerâmicos imitando os azulejos hidráulicos que nos levariam de volta a pensar nos pisos de outrora.

Achámos que as madeiras e os diferentes tons neutros combinavam muito bem com os azulejos de tons cinzentos que pusemos na cozinha, que também seguia uma linha estética com o pátio interior que abre desde a cozinha e que nos servia de ligação entre os dois pavimentos.

Que importância têm as torneiras nos vossos projetos?

Para nós as torneiras têm um papel muito importante nos nossos projetos porque são elementos que sobressaem invariavelmente dos planos retos que desenhamos (sejam paredes, móveis, etc.). Necessitamos, por isso, que tenham um design adaptável a cada caso e esse é o motivo por que muitas das vezes precisamos que fiquem mais camufladas no ambiente ou que, pelo contrário, dêm o protagonismo que esse espaço talvez não tivesse. É por isso que, seja qual for a situação, temos de pensar muito bem no tipo de torneiras a aplicar.


Utilizaram as nossas torneiras em ambos os casos, o que vos levou a optar pela Tres?

Gostamos de contar sempre com as primeiras marcas que nos ofereçam garantia e durabilidade. Sobretudo as torneiras são elementos que se utilizam diariamente várias vezes ao dia, pelo que necessitamos que não se danifiquem rapidamente e que se mantenham o maior tempo possível como no primeiro dia.

Já trabalhamos com a Tres há muitos anos e nunca tivemos nenhum problema, além de os seus designs se enquadrarem perfeitamente com o que os nossos clientes querem e com o que procuramos.