"Um dos principais fatores que me leva a escolher as torneiras da TRES é a variedade de modelos, cores e acabamentos que se adaptam a todos os projetos" – Borja Esteras, arquiteto técnico e diretor técnico do estúdio de arquitetura Arquitalia - Estudio d

Borja Esteras é um arquiteto técnico que iniciou a sua carreira na área do design de interiores e remodelações em 2010. Após vários anos a trabalhar para diferentes empresas, dirigindo e supervisionando obras de várias envergaduras, desde remodelações de casas a lojas de grandes marcas de vestuário, em 2018 decidiu dar mais um passo juntamente com os seus parceiros criando a Arquitalia, um estúdio de arquitetura de interiores especializado na conceção, execução e gestão de projetos de design de interiores e remodelações completas de habitações, lojas e escritórios.

Desde 2020, podemos encontrá-lo no Canal Decasa, a apresentar o programa 'Reforma y sé feliz'. Também tem aparecido noutros projetos em diferentes canais de televisão, como na 'Sexta o Telemadrid'.

Com mais de 13 anos de experiência, também colaborou com diferentes designers de interiores em várias edições da Casa Decor. Caracteriza-se pela sua atenção aos pormenores, a sua exigência nos acabamentos e o máximo cuidado em todos os detalhes de cada projeto, nos quais a funcionalidade e a estética estão sempre em primeiro lugar.

Como trabalha o equilíbrio entre estética e funcionalidade nos seus projetos de design de interiores?

São duas qualidades muito importantes num projeto de design de interiores, pode-se projetar e desenhar coisas muito bonitas, mas se não forem funcionais mais cedo ou mais tarde, perderão valor. O mais importante é encontrar esse equilíbrio, e a forma de o conseguir é a seguinte, em primeiro lugar ter muito claro sobre o uso que vai ser dado a um elemento ou a uma divisão, com essa premissa o seguinte é pensar e encontrar o ponto estético que consegue equilibrar a balança, não é fácil consegui-lo à primeira, mas durante o processo de design pode sempre dar-lhe alguma reviravolta até o conseguir.

Que considerações tem em conta para conseguir uma integração harmoniosa entre os elementos de um espaço interior?

A primeira coisa a fazer é colocar-se no lugar do cliente, e interiorizar o uso que vai ser dado ao espaço de acordo com as suas necessidades. Tento visualizar diferentes momentos do dia em que as necessidades podem variar, dependendo do que planeio tendo em conta as dimensões e vendo se é necessário alterar ou remover divisórias, então primeiro localizo os elementos que considero prioritários, vou colocando-os no plano e vendo os espaços que ficam, depois apresento os elementos secundários, uma vez que os elementos mais volumosos estão mais ou menos definidos passo à parte dos revestimentos, acabamentos, cores e texturas, para ter uma ideia geral e finalmente termino definindo pequenos elementos decorativos que se integram de forma harmoniosa no conjunto do projeto.

Como aborda a integração das torneiras com outros elementos da casa de banho ou cozinha?

As torneiras normalmente devem ter uma ligação com os restantes elementos da casa de banho ou cozinha. Tento sempre que nos meus projetos isso seja feito com muita atenção. Se existir algum elemento na casa de banho ou cozinha com um toque de cor, tento procurar a integração com as torneiras no mesmo tom, ou pelo contrário, uma vez que tenho uma ideia clara das torneiras e da sua cor, tento assegurar que os outros elementos da casa de banho ou cozinha combinem na perfeição, mas noutros casos procuro algum elemento diferenciador que dê um toque de personalidade ao projeto, no final cada projeto e cada cliente tem a sua particularidade.

 

Vemos que utiliza as torneiras Tres em muitos dos seus projetos. Que características o levam a optar pelas nossas torneiras? Tem alguma coleção favorita?

Trabalhar com as torneiras da Tres facilita-me muito a escolha de uma torneira, poderia dizer-vos que quase 99,9% dos meus projetos têm esta torneira, inclusive na minha casa também tenho torneiras Tres, e também eletrónicas. Um dos principais fatores é que tem uma variedade de modelos que se adaptam a todos os projetos, alguns modelos são de linhas curvas, outros de linhas retas, com o manípulo maior, mais pequeno, torneiras eletrónicas, para lavatório sob bancada ou de bancada, torneiras de encastrar, etc., mas sempre com um design moderno e linhas muito cuidadas... Outra das características que mais me agrada é a variedade de cores e acabamentos, isto faz com que os produtos da Tres combinem na perfeição em qualquer projeto graças à sua versatilidade e design, também a rapidez com que os artigos chegam, e por último mas não menos importante, a qualidade, em todos estes anos não tive qualquer incidência com uma torneira Tres instalada num projeto meu. E este é um fator muito importante para mim.

Com tanta variedade, é difícil ter uma coleção favorita, mas poderia dizer-vos que da coleção Exclusive gosto muito dos modelos Slim e Study, da coleção Selection, o modelo Loft também poderia estar entre os meus favoritos. Embora tenha de dizer que estou ansioso por colocar o novo modelo Mont Blanc num dos meus projetos, pois parece-me uma torneira com um equilíbrio perfeito entre funcionalidade e estética.