"O nosso objetivo é aumentar o valor da marca TRES, desenvolvendo produtos e tecnologias que façam a diferença para o cliente e o utilizador final" Pedro Jiménez, Diretor de Inovação e Desenvolvimento da Tres Grifería

O funcionamento do Departamento de I+D da Tres

No Departamento de I+D da Tres Grifería, tudo começa pelo utilizador final e as suas necessidades, assim como o compromisso da Tres com a água. Uma vez definidas as necessidades sob a forma de produto, ou às vezes apenas uma funcionalidade necessária (uma funcionalidade que é depois transferida para uma gama de produtos), inicia-se a fase do Design, onde é definida a estética, a ergonomia, a funcionalidade, etc.

Quando se obtém um design satisfatório, este é transferido para a área de Engenharia onde essa estética é materializada num desenvolvimento mecânico e industrializável utilizando as melhores ferramentas disponíveis (CAD 3D, impressão de protótipos 3D, fabricação de protótipos na oficina, validação funcional no laboratório…). Este desenvolvimento por parte da Engenharia, quando a proposta contém uma grande inovação, pode envolver até dezenas de iterações para alcançar a excelência no desenvolvimento da peça.

A excelência na Tres é conseguida quando se obtém uma estética que oferece algo novo ao utilizador final, incluindo, como não poderia deixar de ser, a estética da queda de água, uma facilidade de instalação do produto, quando a funcionalidade e o conforto de utilização estão garantidos, quando a durabilidade é indiscutível e quando é gerado um desenvolvimento industrializável na fábrica que assegura a qualidade do produto final. Todo este processo ocorre nas instalações que a Tres tem em Vallirana (Barcelona).

 

Entrevista com Pedro Jiménez, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Tres

Pedro Jiménez, engenheiro de profissão e com vasta experiência, ingressou na Tres em 2019 atraído - como ele próprio diz - pela forte aposta da empresa no I+D e pela sua capacidade inovadora.


Que requisitos uma torneira de casa de banho tem de cumprir para poder incluir a mais recente tecnologia?

Todas as torneiras de casa de banho e cozinha são suscetíveis de incluir a mais recente tecnologia. O que fazemos na Tres é desenvolver tecnologias e soluções adaptadas a cada produto, a cada gama e inclusive a cada cliente-alvo. Temos projetos "tecnológicos" como o nosso Shower Technology, um chuveiro com controlo eletrónico focado em dar o máximo conforto e a máxima simplicidade de utilização ao utilizador final, temos projetos dedicados a torneiras de distribuição em que investimos muitos recursos para facilitar a montagem aos instaladores e para baixar o seu preço e temos projetos cujo objetivo é conseguir os melhores designs que farão com que o nosso produto seja o escolhido pelos decoradores e arquitetos. Como vê, produtos, gamas e necessidades diferentes, mas sempre por detrás do trabalho de I+D.


 Que tecnologias nas torneiras são as mais procuradas? Existe diferença entre cliente residencial e outros? (hotéis, hospitais, etc.)

Cada mercado e cada cliente é um mundo: existem zonas geográficas onde as torneiras termostáticas são a estrela, outras onde as torneiras monocomando são as preferidas, clientes que optam pela eletrónica… O nosso objetivo é que seja qual for a tecnologia escolhida, o grau de satisfação com o produto seja o máximo em termos de estética, conforto, usabilidade (cómodo, fácil de limpar…) e qualidade.

Relativamente à diferença entre o cliente residencial e outros, existem de facto muitas diferenças: algumas são em termos de segurança, para evitar queimaduras acidentais (torneiras termostáticas ou a nossa TRES-PROTECT) ou para evitar acidentes (válvulas de lavatório sempre abertas), e o que temos visto no setor público (hotéis e hospitais) é um grande boom de tecnologias que ajudam a conter o consumo de água e energia; nesta linha, temos soluções com limitação de caudal para a grande maioria das nossas torneiras, que permitem enormes poupanças, não só em água, mas também em energia, porque evitamos aquecer água desnecessariamente.

 

Qual é a importância do investimento em tecnologia e inovação na empresa?

Fundamental. Sem a capacidade que a Tres tem para investigar novas soluções, fabricar protótipos na nossa oficina ou imprimir peças em 3D com as nossas impressoras, fabricar moldes para séries de protótipos… sem tudo isto, que representa um investimento significativo, não poderíamos oferecer as soluções que oferecemos atualmente aos nossos clientes e aquelas que estamos neste momento a desenvolver para oferecer nos próximos anos.


Que aspetos têm em conta ao desenvolver a estratégia de I+D na Tres?

Aqui remeto-vos para a Visão de toda a equipa de I+D: "Aumentar o valor da marca TRES, desenvolvendo produtos e tecnologias que façam a diferença para o cliente e para o utilizador final".

Procuramos fazer a diferença que, como mencionei anteriormente, pode estar num produto tecnológico, ou numa melhoria na instalação de uma torneira. Logicamente, para identificar estes aspetos que têm de fazer a diferença, baseamo-nos no feedback do mercado que obtemos através das equipas de Marketing e Comercial.

 

Que produtos da Tres se destacam pela sua tecnologia inovadora?

Das que já são conhecidas na nossa Tabela de Preços, vale a pena destacar o nosso Shower Technology ou o Block-System. Mas convido todos a darem uma vista de olhos à nossa próxima Tabela de Preços, onde existe uma série de inovações que são um bom exemplo do trabalho de I+D.